Os princípios enunciados na Identidade Institucional constituem o primeiro passo para assegurar o sucesso empresarial em bases continuadas.
A ilusão do sucesso de resultados imediatos pode frustrar as expectativas de futuro se a empresa não possuir uma sistemática de planejamento, acompanhamento e controle fundamentada em modernos instrumentos de gestão.
> Processo de Planejamento, objetivando definir o futuro desejado e necessário para a empresa e estabelecer os meios eficazes para alcançá-lo.
O Planejamento é uma importante ferramenta para assegurar a dimensão da eficácia do Negócio, garantindo melhores perspectivas de maximização da capacidade de efetivar projetos necessários ao alcance dos resultados desejados.
A elaboração consistente de um planejamento integrado reúne objetivos e diretrizes institucionais de ação; prioridades de investimentos; identificação de oportunidades, ameaças e limitações conjunturais. O seu principal propósito é aumentar os níveis de percepção e de compreensão do ambiente e o acerto decisório nas deliberações estratégicas, reduzindo as incertezas e os efeitos das ocorrências indesejáveis.
Mais importante do que entender o Planejamento como uma ferramenta de gestão é criar uma mentalidade planejadora na instituição. É incentivar a adoção de um pensamento estratégico, que preserve a filosofia institucional e seja, suficientemente, ágil e dinâmico para orientar as ações em direção ao futuro desejado.
O Processo de Planejamento abrange 04 etapas:
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Pré-Planejamento
Define os grandes objetivos e estabelece as diretrizes gerais.
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Planejamento Empresarial
Estabelece as metas, indicadores de resultado e orçamentos.
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Planejamento Operacional
Estabelece os planos de ação necessários para a concretização dos resultados desejados.
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Acompanhamento e Controle
Define o sistema de acompanhamento e avaliação, assegurando os ajustes necessários à concretização dos resultados. Considerando a importância do acompanhamento e controle na Gestão Empresarial, esta fase do planejamento está destacada a seguir, sob o título de “Gestão Integrada de Desempenho”.
> Gestão Integrada de Desempenho, tendo como propósito de acompanhar e avaliar a performance empresarial em todos os níveis da organização e tomar decisões rápidas e seguras.
As organizações contemporâneas competem em um ambiente complexo, o que exige um profundo entendimento do seu negócio, de suas metas e dos métodos para alcançá-las.
A tradicional contabilidade financeira conta a história de eventos passados, tornando-se insuficiente para guiar e avaliar a jornada que as empresas precisam realizar para agregar valor futuro ao seu negócio. É necessário complementar as medições financeiras com outras medições que direcionam a performance futura.
O “Balanced Scorecard” – BSC - é uma ferramenta gerencial que fornece um modelo para estruturar e implementar a Gestão Integrada de Desempenho em todos os níveis da organização, integrando os desafios do negócio, as metas do planejamento, as ações operacionais e as medições de performance através de quatro perspectivas:
O Programa de Participação nos Resultados – PPR – deve estar diretamente vinculado aos desafios e metas do Planejamento e aos indicadores de desempenho do “Balanced Scorecard”.
Define os critérios para a mensuração da efetiva agregação de valor ao patrimônio do acionista, estabelece os parâmetros para identificação da base de cálculo e percentuais de distribuição da verba definida.
Os trabalhos relativos ao Planejamento Empresarial e Gestão Integrada de Desempenho baseiam-se em workshops com diretores, gerentes e profissionais diretamente envolvidos com as atividades de planejamento e gestão empresarial, e em atividades complementares da Consultoria / Cliente, tendo como Produtos:
a Ciclo de Planejamento e Controle
Desenho do Processo
Elaboração dos fluxogramas das atividades e tomadas de decisão.
aPlanejamento Trienal elaborado em termos de:
Pré-Planejamento:
- Macro-objetivos;
- Objetivos Estratégicos para o triênio;
- Diretrizes para orientar as ações.
Planejamento Empresarial
- Desafio Permanente;
- Desafio e Meta do triênio;
- Metas Específicas para o 1 o ano do triênio.
Quantificação do Planejamento
- Orçamento (a ser elaborado pelo Cliente)
- Planejamento Operacional
- Planos de Ação
a Gestão Integrada de Desempenho – “Balanced Scorecard”
Conceituação do Sistema de Acompanhamento e Controle;
Detalhamento do Sistema com a Caracterização dos Indicadores de Desempenho;
Identificação dos ajustes/melhorias no Sistema vigente;
Capacitação da equipe dirigente para aplicação do BSC nas diversas áreas, através de um “case” elaborado para a realidade do Cliente.
a Programa de Participação nos Resultados
Critérios para medir agregação de valor e geração de riqueza;
Parâmetros para identificação da base de cálculo;
Percentuais de distribuição.