Planejamento Empresarial
Gestão Integrada de Desempenho


 

 
 

Os princípios enunciados na Identidade Institucional constituem o primeiro passo para assegurar o sucesso empresarial em bases continuadas.

A ilusão do sucesso de resultados imediatos pode frustrar as expectativas de futuro se a empresa não possuir uma sistemática de planejamento, acompanhamento e controle fundamentada em modernos instrumentos de gestão.

Compreende:

> Processo de Planejamento, objetivando definir o futuro desejado e necessário para a empresa e estabelecer os meios eficazes para alcançá-lo.

O Planejamento é uma importante ferramenta para assegurar a dimensão da eficácia do Negócio, garantindo melhores perspectivas de maximização da capacidade de efetivar projetos necessários ao alcance dos resultados desejados.

A elaboração consistente de um planejamento integrado reúne objetivos e diretrizes institucionais de ação; prioridades de investimentos; identificação de oportunidades, ameaças e limitações conjunturais. O seu principal propósito é aumentar os níveis de percepção e de compreensão do ambiente e o acerto decisório nas deliberações estratégicas, reduzindo as incertezas e os efeitos das ocorrências indesejáveis.

Mais importante do que entender o Planejamento como uma ferramenta de gestão é criar uma mentalidade planejadora na instituição. É incentivar a adoção de um pensamento estratégico, que preserve a filosofia institucional e seja, suficientemente, ágil e dinâmico para orientar as ações em direção ao futuro desejado.

O Processo de Planejamento abrange 04 etapas:

  • Pré-Planejamento
    Define os grandes objetivos e estabelece as diretrizes gerais.
  • Planejamento Empresarial
    Estabelece as metas, indicadores de resultado e orçamentos.
  • Planejamento Operacional
    Estabelece os planos de ação necessários para a concretização dos resultados desejados.
  • Acompanhamento e Controle
    Define o sistema de acompanhamento e avaliação, assegurando os ajustes necessários à concretização dos resultados. Considerando a importância do acompanhamento e controle na Gestão Empresarial, esta fase do planejamento está destacada a seguir, sob o título de “Gestão Integrada de Desempenho”.

> Gestão Integrada de Desempenho, tendo como propósito de acompanhar e avaliar a performance empresarial em todos os níveis da organização e tomar decisões rápidas e seguras.

As organizações contemporâneas competem em um ambiente complexo, o que exige um profundo entendimento do seu negócio, de suas metas e dos métodos para alcançá-las.

A tradicional contabilidade financeira conta a história de eventos passados, tornando-se insuficiente para guiar e avaliar a jornada que as empresas precisam realizar para agregar valor futuro ao seu negócio. É necessário complementar as medições financeiras com outras medições que direcionam a performance futura.

O “Balanced Scorecard” – BSC - é uma ferramenta gerencial que fornece um modelo para estruturar e implementar a Gestão Integrada de Desempenho em todos os níveis da organização, integrando os desafios do negócio, as metas do planejamento, as ações operacionais e as medições de performance através de quatro perspectivas:

  • Financeira: capacidade de gerar resultados financeiros e satisfazer os acionistas.
  • Clientes: capacidade de fidelizar os clientes com produtos e serviços de qualidade.
  • Processos: capacidade de fazer melhor, mais rápido e com menos recursos.
  • Pessoas: capacidade de aprender, inovar e se adaptar.

Os princípios que asseguram a integração do Processo de Planejamento com a Gestão Integrada de Desempenho por meio do “Balanced Scorecard” são:

  • Relações de Causa e Efeito
    O sistema de medição deve explicitar as relações entre os objetivos e os indicadores nas quatro perspectivas, de modo que possam ser gerenciadas e validadas.
  • Indicadores de Resultado e de Tendência
    Um “Balanced Scorecard” deve ser uma combinação adequada de indicadores de resultado relacionados aos objetivos maiores do planejamento, que verificam se as iniciativas de curto prazo geraram os resultados desejáveis, e de indicadores de tendência que alertam toda a empresa para o que deve ser feito hoje, a fim de criar valor no futuro.
  • Relação com os Fatores Financeiros
    Todas as melhorias operacionais devem ser associadas a resultados econômicos. Qualquer programa de mudança deve ter como foco a melhoria do desempenho para os clientes e, consequentemente, do desempenho financeiro.
> Programa de Participação nos Resultados, visando a maximização dos resultados, o comprometimento dos colaboradores e o reconhecimento de sua participação na consecução dos resultados alcançados.

O Programa de Participação nos Resultados – PPR – deve estar diretamente vinculado aos desafios e metas do Planejamento e aos indicadores de desempenho do “Balanced Scorecard”.

Define os critérios para a mensuração da efetiva agregação de valor ao patrimônio do acionista, estabelece os parâmetros para identificação da base de cálculo e percentuais de distribuição da verba definida.

Os trabalhos relativos ao Planejamento Empresarial e Gestão Integrada de Desempenho baseiam-se em workshops com diretores, gerentes e profissionais diretamente envolvidos com as atividades de planejamento e gestão empresarial, e em atividades complementares da Consultoria / Cliente, tendo como Produtos:

a Ciclo de Planejamento e Controle
•  Desenho do Processo
Elaboração dos fluxogramas das atividades e tomadas de decisão.

aPlanejamento Trienal elaborado em termos de:
•  Pré-Planejamento:
- Macro-objetivos;
- Objetivos Estratégicos para o triênio;
- Diretrizes para orientar as ações.

•  Planejamento Empresarial
- Desafio Permanente;
- Desafio e Meta do triênio;
- Metas Específicas para o 1 o ano do triênio.

•  Quantificação do Planejamento
- Orçamento (a ser elaborado pelo Cliente)
- Planejamento Operacional
- Planos de Ação

a Gestão Integrada de Desempenho – “Balanced Scorecard”
•  Conceituação do Sistema de Acompanhamento e Controle;
•  Detalhamento do Sistema com a Caracterização dos Indicadores de Desempenho;
•  Identificação dos ajustes/melhorias no Sistema vigente;
•  Capacitação da equipe dirigente para aplicação do BSC nas diversas áreas, através de um “case” elaborado para a realidade do Cliente.

a Programa de Participação nos Resultados
•  Critérios para medir agregação de valor e geração de riqueza;
•  Parâmetros para identificação da base de cálculo;
•  Percentuais de distribuição.