Gestão de Pessoas


 

 
 

Os dirigentes normalmente concentram seus esforços na concepção de estratégias empresariais que levem as empresas a vencer no cenário competitivo. No entanto, a chave do sucesso está na conexão a ser feita entre estratégia, estrutura organizacional e cultura. A maioria já sabe como é difícil mudar estruturas que, embora desenhadas de maneira inovadora, continuam piramidais e hierarquizadas, incompatíveis com as exigências de flexibilidade e agilidade requeridas pelo ambiente de negócios. Essa tarefa se torna mais complexa porque exige mudança de cultura. Os modelos mentais vigentes ainda são incompatíveis com os novos desenhos organizacionais, característicos de estratégias vencedoras.

É importante aprimorar competências diferenciadas e aprofundar o uso de ferramentas gerenciais menos ortodoxas que privilegiem o desempenho do negócio e a cidadania empresarial. Várias são as características encontradas em empresas vencedoras. Estruturas organizacionais descentralizadas, unidades de negócios autônomas ou semi-autônomas, fábrica de líderes, parcerias internas e externas, empreendedorismo, criatividade entre outras. Mas como fazer? Que estratégias, estruturas, instrumentos e culturas empresarias mais eficazes podem ser construídas para competir e permanecer no mercado?

Todo processo de mudança está relacionado a uma necessidade identificada e reconhecida por todos. Portanto, começa a se consolidar a partir da percepção das pessoas sobre uma determinada realidade, de como estas pessoas se inserem nessa realidade – participação/vontade – para, então, serem desenhadas as soluções – dimensionamento – e, finalmente, serem implementadas as alternativas - ações – que darão forma e conteúdo a uma nova realidade. Enfim, aprender a pensar, planejar e vivenciar.

Nossos serviços para a Gestão de Pessoas abrangem:

  • definição de perfil de profissional-chave a ser contratado e assessoramento técnico para seleção e integração à equipe de trabalho;
  • assessoramento na definição de políticas e diretrizes, na elaboração de normas e procedimentos, na identificação e desenvolvimento de sistema de informação para a administração da evolução profissional, gestão de remuneração e benefícios e controle de programas de desenvolvimento e qualificação;
  • implementação de programa de Projeção de Evolução Profissional e de Sistema de Remuneração;
  • realização de Programa de Desenvolvimento Profissional, baseado no processo de apreciação individual, nos objetivos estratégicos, nas metas funcionais e nas necessidades e expectativas de inovação e aprimoramento identificados;
  • preparação, desenvolvimento e acompanhamento de programa para identificação, formação e desenvolvimento de novos profissionais.

Programa de Desenvolvimento Empresarial

Programas de Desenvolvimento e Capacitação Profissional são implementados por meio de ações variadas – troca de experiência, auto-estudo, treinamentos conceituais e práticos, cursos de mercado, disseminação de conhecimentos – mas, em grande parte, deixam de contemplar a valorização do pensamento e o aprimoramento do relacionamento entre pares e equipes, fatores fundamentais para mudar as empresas de patamar.

Nosso Programa de Desenvolvimento Empresarial contempla:

> Processo de Apreciação de Pessoas;

> Desenvolvimento de Líderes e Profissionais-Chave;

> Sistema de Gestão de Pessoas,

conforme detalhado a seguir:

> Processo de Apreciação de Pessoas

O Processo de Apreciação é uma evolução dos métodos tradicionais de análise de potencial, que eram amplamente utilizados no ambiente das empresas. Trata-se do primeiro passo para a instauração de um permanente e abrangente programa de Desenvolvimento Pessoal e Profissional.

O princípio que orienta esse processo é o de que capacitação e aprimoramento são de exclusivo interesse e responsabilidade de cada profissional. Assim sendo, ele se insere no campo do autodesenvolvimento e não pode ser transferido para outros indivíduos e/ou organizações.

As relações entre empresas e profissionais têm evoluído para a busca de parceria nos objetivos globais e na assunção de responsabilidades para superar desafios. As empresas passaram a enfatizar a sinergia do trabalho em equipe e a sentir necessidade de conhecer melhor seus colaboradores. O aprofundamento desse conhecimento possibilita entender a dimensão humana e priorizar a complementaridade na formação de equipes, como a maneira mais eficaz de alcançar os resultados desejados.

A confiança no valor das características pessoais, a consciência de que equipes são constituídas pelo respeito às diferenças individuais, pelo envolvimento conjunto e pelo foco em objetivos comuns geram, no lugar da obrigação, prazer na busca de um melhor entendimento de si mesmo e, das oportunidades de crescimento e realização.

O propósito da ACBureau é de estimular o desenvolvimento de pessoas, focando na evolução da capacidade do indivíduo para se relacionar melhor consigo mesmo, com os outros e com o mundo, tanto na dimensão pessoal, quanto profissional. Assim, o desenvolvimento da empresa processa-se como conseqüência da capacidade de transformação coletiva de seres humanos plenamente conscientes de suas habilidades e potencialidades.

Nosso papel neste processo é o de inspirar, orientar e catalisar esta integração de propósitos, contribuindo para aumentar a consciência sobre a importância das pessoas e instituir compromissos para viabilizar a sua gestão.

A empresa deve garantir e valorizar, a partir dos seus dirigentes, o sentido humano e global do desenvolvimento, compreendendo que confiança, monitoramento e feedback são os principais ingredientes para o sucesso desse processo.

Ao apreciado cabe entender a apreciação como um processo de autodesenvolvimento e comprometimento , pois a evolução e o sucesso pessoal só existirá, se o “caminhar” e os resultados conquistados durante o percurso forem assumidos como seus.

Em síntese o Processo de Apreciação fundamenta-se no entendimento de que:

  • a arte de administrar pessoas está mais em conhecê-las, entendê-las e posicioná-las adequadamente, que em tentar mudá-las;
  • é preciso conhecer as pessoas a partir de um enfoque positivo, identificando os aspectos mais marcantes do seu perfil pessoal;
  • é possível, a partir disso, liberar as pessoas para fazerem o que lhes cabe, da maneira mais eficiente e humana possível;
  • o escopo do processo abrange as dimensões comportamental, emocional e de alinhamento empresarial, partindo do princípio de que o profissional é tecnicamente adequado;
  • são fundamentais o respeito profissional e a ética no trato com as pessoas;
  • é importante analisar as habilidades, as potencialidades e as necessidades de desenvolvimento de cada profissional;
  • a complementaridade de habilidades e competências é ponto imprescindível;
  • a análise deve se concentrar na identificação de oportunidades para orientar a otimização do potencial humano disponível na organização em prol dos resultados empresariais desejados.

A metodologia da ACBureau compõe-se das seguintes etapas:

  • entrevista individual com o apreciado;
  • aplicação de instrumentos de análise de Estilo e Habilidades;
  • processamento das informações;
  • interação com o apreciado para apresentação e explanação do seu Relatório de Apreciação.

Portanto, o Processo de Apreciação constitui a base essencial para:

  • o autodesenvolvimento , uma vez que o apreciado elabora seu projeto pessoal assistido pelos profissionais da ACBureau ;
  • o programa de Desenvolvimento de Líderes e Profissionais-Chave , elaborado a partir das demandas identificadas no conjunto das Apreciações;
  • o sistema de gestão de pessoas , ferramenta de administração, para dirigentes e gestores, das questões relacionadas ao quadro de lideranças e pessoal-chave.

> Desenvolvimento de Líderes e Profissionais-Chave

Os objetivos do Programa são bastante amplos destinando-se ao desenvolvimento da consciência de todos os participantes sobre as múltiplas oportunidades de evolução profissional e pessoal presentes no exercício de suas funções.

A expectativa, portanto, é de um salto significativo de desenvolvimento da empresa, por meio do protagonismo das pessoas no seu próprio desenvolvimento.

Estruturamos o programa de Desenvolvimento de Líderes e Profissionais-Chave em módulos, compostos de Encontros de Trabalho com um dia de duração, antecedido pelo estudo de textos a serem divulgados para os participantes. Após cada Encontro, essas pessoas receberão metas individuais para reflexões e ações a serem desenvolvidas, em sua grande maioria no próprio exercício de suas funções. Entre esses eventos, a ACBureau fica com a missão específica de apoiar os participantes nas eventuais necessidades de caráter pessoal ou profissional.

Os módulos serão elaborados e programados em conjunto com a direção da empresa, tendo em vista as necessidades e prioridades identificadas, bem como o ritmo pretendido. Basicamente, compõem-se de:

  • Módulo Introdutório – versando sobre as estratégias corporativas, o planejamento empresarial e as expectativas do Programa;
  • Módulos sobre humanização, educação e liderança – baseados em ações de estímulo e de interação acerca de relacionamentos com pessoas, equipes e comunidades; qualidade, integração e gestão do trabalho;
  • Módulos sobre integração de resultados – para compartilhamento dos resultados das ações de desenvolvimento da empresa e do grupo envolvido;
  • Encontros sobre liderança transformadora – visando a definição de metas e programas para a formação de novos líderes nas equipes dos participantes, baseadas na realidade dos desafios presentes nos objetivos empresariais.

> Sistema de Gestão de Pessoas

A ACBureau dispõe de sistema informatizado concebido para facilitar o monitoramento e a tomada de decisão sobre a Gestão de Pessoas, do ponto de vista de desenvolvimento e qualificação.

Esse sistema armazena todas as informações relacionadas a Apreciação do Profissional e disponibiliza, em diversos níveis de acesso, relatórios, em variados formatos, destinados aos profissionais e dirigentes que administram equipes e pessoas.